slideslideslideslide

ARTE É CULTURA,

ARTE É EDUCAÇÃO

PROJETOS

NOSSOS 
PROJETOS

O Instituto de Arte-Educação desenvolve cinco projetos que visam a capacitação e a
transformação social de alunos em situação de vulnerabilidade social através da arte.

PROJETOS SOCIAIS 

 


São oferecidas aulas de arte semanais organizadas por faixa etária. Cada turma é orientada por um professor titular, um assistente e, dependendo do grupo, com um jovem monitor.

 

 

NÚCLEOS - RIO DE JANEIRO

Projeto Social Asas para o Mundo

O núcleo atende crianças e adolescentes da comunidade do Jacarezinho.
 
 
 
Patrocínio FQM
 
 

 

Núcleo Arte-Educação na Escola (Jacarezinho)

O Projeto atende alunos da escola municipal Delfim Moreira.
 
 
 
Patrocínio FQM
 
 
 
 
 
 
 

Núcleo Eu Sou (Muzema)

O projeto acontece desde 2018 dentro do "Espaço Social da Muzema - Cisco", que foi gentilmente cedido pelo idealizador e diretor do espaço, o Sr Joel Vaz.
 
Situado na Av. Engenheiro Souza Filho 2631, o local está preparado para atender a crianças e adolescentes da comunidade da Muzema.
 
Desde 2015 na comunidade Gardênia Azul, e a partir de 2018, quando o projeto se estabeleceu neste novo espaço, recebendo o apoio da Sra Elisabeth Marinho Medrado Dias, o que permitiu atender a 54 crianças e adolescentes. 
 

Projeto EU SOU 2021 - versão totalmente ONLINE 

Em 2021 o projeto foi ampliado com a colaboração das empresas SOTREQ e CYRELA, possibilitando então atender a um total de 198 crianças e adolescentes.           
Durante o período de distanciamento exigido pela pandemia, mas sempre respeitando seu conceito e propósitos, o projeto passou a atender seus alunos na versão online, até que possa voltar com segurança ao modelo presencial.
Na versão remota, os encontros acontecem via plataforma Zoom para a apresentação e acompanhamento das atividades artísticas, que também são reforçadas por videoaulas desenvolvidas especialmente pelos professores e disponibilizadas pelo canal do Instituto de Arte-Educação, no Youtube. 
As produções artísticas dos alunos são fotografadas por eles ou seus pais e postadas em grupos de WhatsApp que foram organizados para cada turma. Nesse mesmo aplicativo os professores gravam áudios com comentários sobre o  trabalho de cada aluno.
        
As crianças tem recebido mensalmente um kit de materiais relacionados às atividades pensadas para aquele mês. Vão dentro de sacolas kraft grandes e eles recebem com muito entusiasmo e todos demonstram um cuidado muito especial com o material. 

FAIXAS ETÁRIAS

5 A 7 ANOS

A criança é instigada a soltar a imaginação e a fantasia resgatando a própria infância que em geral vem sendo anestesiada pelas condições de vida.
 

8 A 11 ANOS

A criança é instigada a se expressar livremente na arte sem precisar atender a padrões e poderá viver esse processo de autoconhecimento desenvolvendo sua criatividade e capacidade de transformação.
 

12 A 17 ANOS

A adolescência é um período de dúvidas e descobertas, onde ensaiam novas maneiras de estar no mundo, de se relacionar e transformá-lo. Através da arte, o adolescente é capaz de entrar em contato com sua singularidade, tornando-se mais seguro para viver seu processo de diferenciação.

 

BENEFÍCIOS

  • Reconhece o valor e a potência dos indivíduos frente ao mundo.
  • Reduz os índices de violência e de ingresso ao tráfico.
  • Proporciona um melhor desempenho escolar.
  • Promove em seu exercício um forte sentimento de inserção na cultura e na sociedade, formando cidadãos mais conscientes e ativos.

 

 

 
Os percalços e conquistas na versão online
Com o distanciamento obrigatório e a consequente solução online, o que a princípio  parecia uma grande perda, nos trouxe ganhos que não havíamos previsto.
 
Entre os mais significativos estão:
 
A proximidade entre o projeto e as famílias
  • No início havia dificuldade dos alunos para acessarem os aplicativos, mas o suporte acolhedor dos professores junto às famílias com informações pôde contornar essa questão.
  • A interferência de alguns familiares nas produções das crianças, logo nas primeiras aulas exigiu dos professores a ampliação dos conhecimentos sobre arte para toda família. Então, hoje é visível o respeito dos pais pelas produções das crianças e pelos comentários dos professores. Alguns inclusive fizeram depoimentos, que não imaginavam a importância que tem a arte na formação intelectual, emocional e social de seus filhos.
Os tímidos e os hiperativos
  • Foi observada em algumas crianças que apresentavam dificuldade para se expressar artisticamente durante as aulas presenciais, uma grande evolução quando passaram a trabalhar em seu próprio tempo em suas casas.
  • Os mais hiperativos sentiram a falta do espaço e das experiências sociais desenvolvidas pelo contato físico, mas por outro lado tiveram a oportunidade de experienciar o foco sobre um assunto de interesse como é e deve ser a arte.   

ARTE-EDUCAÇÃO
NA ESCOLA

Patrocinado por FQM

 

Este projeto tem como objetivo levar a dinâmica das aulas do Eu Sou para escolas públicas ampliando o público atingido pelo projeto e ajudando a divulgá-lo na comunidade. Com autorização da Secretaria Municipal de Educação, o projeto busca escolas parceiras para implantar o projeto para alunos no contra-turno escolar.

 METAS DO PROJETO

  • Ampliar autonomia
  • Trabalhar a capacidade de abstração
  • Incentivar a criação de soluções próprias
  • Aperfeiçoar a capacidade de comunicação e expressão
  • Favorecer a socialização
  • Estimular melhora na aprendizagem


Depoimento da diretora Alessandra Barbosa Viana Lopes
da Escola Municipal Delfim Moreira

 

JOVEM
MONITOR

O programa Jovem Monitor oferece aos jovens egressos do projeto Eu Sou a possibilidade de continuar o seu trabalho artístico através da capacitação como monitores do projeto.

Esta possibilidade se dá através do preparo de ex-alunos que se identificam com a arte-educação e com nossa filosofia de trabalho para atuar dando suporte em aula aos nossos professores e assistentes.

FORMAÇÃO EM ARTE EDUCAÇÃO

FORMAE SOCIAL GRATUITO

 

A Formação em Arte-Educação (Formae Social) visa disseminar a arte-educação dentro e fora da comunidade preparando pessoas interessadas em educação e na prática artística para o trabalho com crianças em cursos, escolas, creches, entre outros. Trata-se de uma formação vivencial, composta de um programa que alia referencial teórico e práticas.
 
Sua estrutura programática e filosófica é baseada no modelo arte-educacional desenvolvido por Helio Rodrigues. Propõe questões relativas à arte-educação e práticas artísticas que promovam a capacidade criativa e o desenvolvimento intelectual, social e emocional.
 

 

MÓDULOS

O curso se divide em 6 módulos, que podem ser cursados de forma independente; porém para obter o certificado, o aluno deve cursar todos os módulos com o mínimo de 75% de presença e aprovação do TCC (Trabalho de Conclusão do Curso).
As aulas têm duração de uma hora e meia nas duas versões: presencial e híbrida (online/ao vivo com apoio da plataforma do Arte Ação Brasil)

 

 
 
Módulo 1: Introdução à Arte-educação
Módulo 1: Subjetividade e Arte
Módulo 3: Transformação e Arte
Módulo 4: Identidade e Arte
Módulo 5: O vazio e a Arte
Módulo 6: O Educador, a Criança e a Arte

 

FORMAE SOCIAL ONLINE 2021 

 

Capacitação através do Formae online - Formação em Arte-educação na plataforma do Arte Ação Brasil, patrocinada por SOTREQ e CYRELA.
 
Uma oportunidade para professores de vários locais do Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1a turma - Atendimento para 60 professores dos locais abaixo:

Bahia 
Lauro de Freitas - 1
Feira de Santana - 2
Salvador - 3
Cruz das Almas - 1
Rio de Janeiro 
RJ - 10
Niterói - 1
Resende - 1
Queimados - 1
Maricá - 1
São Paulo
SP - 4
Jaguariúna - 1
Santo André - 1
Peruíbe - 1
 
Minas Gerais 
Teófilo Otoni - 5
Uberaba - 1
Curvelo - 1
Juiz de Fora - 1
Sete lagoas - 1
Coronel Murta - 1
 
Paraná e Pará
Curitiba - 1
Cascavel - 3
Cametá - 1 
Macapá -1
 
Rio Grande do Sul e SC
Rio Pardo - 2
Florianópolis - 3
Brusque - 1
 
Maranhão
São Luis - 1 
 
 
Distrito Federal 
Brasilia - 1
 
Ceará e Pernambuco 
Fortaleza - 4
Paulista - 1
 
 

 

 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 
Tecnologia do Google TradutorTradutor