ARTE É CULTURA,

ARTE É EDUCAÇÃO

PROJETOS

NOSSOS 
PROJETOS

O Instituto de Arte-Educação desenvolve cinco projetos que visam a capacitação e a
transformação social de alunos em situação de vulnerabilidade social através da arte.

EU SOU E
EU SOU ARTE

 


São oferecidas aulas de arte semanais organizadas por faixa etária. Cada turma é orientada por um professor titular, um assistente e, dependendo do grupo, com um jovem monitor.

 

 

NÚCLEOS - RIO DE JANEIRO

Núcleo Eu Sou (Jacarezinho)

O núcleo Jacarezinho atualmente abriga a sede do Instituto de Arte-Educação.
 

Núcleo Arte-Educação na Escola (Jacarezinho)

O Projeto atende alunos da escola municipal Delfim Moreira.
 

Núcleo Eu Sou Arte (Muzema)

O projeto acontece dentro do Espaço social da Muzema - Cisco, Av. Engenheiro Souza Filho 2631, para receber as crianças e adolescentes da comunidade.
 

Núcleo Eu Sou Arte (Tijuquinha)

Este núcleo acontece dentro do Clube dos médicos na Estrada do Itanhangá 455, e atende toda a comunidade da Tijuquinha.

FAIXAS ETÁRIAS

5 A 7 ANOS

A criança é instigada a soltar a imaginação e a fantasia resgatando a própria infância que em geral vem sendo anestesiada pelas condições de vida.
 

8 A 11 ANOS

A criança é instigada a se expressar livremente na arte sem precisar atender a padrões e poderá viver esse processo de autoconhecimento desenvolvendo sua criatividade e capacidade de transformação.
 

12 A 17 ANOS

A adolescência é um período de dúvidas e descobertas, onde ensaiam novas maneiras de estar no mundo, de se relacionar e transformá-lo. Através da arte, o adolescente é capaz de entrar em contato com sua singularidade, tornando-se mais seguro para viver seu processo de diferenciação.

 

BENEFÍCIOS

  • Reconhece o valor e a potência dos indivíduos frente ao mundo.
  • Reduz os índices de violência e de ingresso ao tráfico.
  • Proporciona um melhor desempenho escolar.
  • Promove em seu exercício um forte sentimento de inserção na cultura e na sociedade, formando cidadãos mais conscientes e ativos.

 

ARTE-EDUCAÇÃO
NA ESCOLA

 

Este projeto tem como objetivo levar a dinâmica das aulas do Eu Sou para escolas públicas ampliando o público atingido pelo projeto e ajudando a divulgá-lo na comunidade. Com autorização da Secretaria Municipal de Educação, o projeto busca escolas parceiras para implantar o projeto para alunos no contra-turno escolar.

 METAS DO PROJETO

  • Ampliar autonomia
  • Trabalhar a capacidade de abstração
  • Incentivar a criação de soluções próprias
  • Aperfeiçoar a capacidade de comunicação e expressão
  • Favorecer a socialização
  • Estimular melhora na aprendizagem


Depoimento da diretora Alessandra Barbosa Viana Lopes
da Escola Municipal Delfim Moreira

 

JOVEM
MONITOR

O programa Jovem Monitor oferece aos jovens egressos do projeto Eu Sou a possibilidade de continuar o seu trabalho artístico através da capacitação como monitores do projeto.

Esta possibilidade se dá através do preparo de ex-alunos que se identificam com a arte-educação e com nossa filosofia de trabalho para atuar dando suporte em aula aos nossos professores e assistentes.

FORMAE SOCIAL

FORMAÇÃO EM ARTE EDUCAÇÃO


 

Curso Gratuito

Estão abertas as inscrições para o FORMAe Social – 2º semestre 2020

Faça sua inscrição clicando aqui!

A Formação em Arte-Educação (Formae Social) visa disseminar a arte-educação dentro e fora da comunidade preparando pessoas interessadas em educação e na prática artística para o trabalho com crianças em cursos, escolas, creches, entre outros. Trata-se de uma formação vivencial, composta de um programa que alia referencial teórico e prático, baseado no curso FORMAE de Helio Rodrigues. Propõe questões relativas à arte educação e seu uso para promover a capacidade criativa e o desenvolvimento escolar e emocional.
 

AULAS ON-LINE

Extraordinariamente neste ano de 2020 o curso está sendo oferecido na modalidade on-line, devido ao isolamento social provocado pela pandemia do Corona vírus. Os alunos inscritos precisam ter acesso à wifi para as aulas remotas, e disponibilidade para comparecer aos encontros virtuais todas as 3ªs, das 16 às 17:30 h. As propostas plásticas serão explicadas nas aulas ou em vídeos gravados, e os resultados devem ser fotografados e enviados para o grupo.

Público-alvo: professores, estudantes e profissionais da educação.

Terão prioridade na inscrição moradores do Jacarezinho e arredores, e/ou professores que atuem nas escolas dessas áreas.

MÓDULOS

O curso se divide em 2 módulos, que podem ser cursados de forma independente – porém para obter o certificado o aluno deve cursar ambos os módulos, com o mínimo de 75% de presença em cada um, e ser aprovado no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Módulo 1: Introdução à Arte-Educação
Módulo 2: O Papel do Arte-Educador

Cada módulo tem a duração de 1 semestre, com aproximadamente 17 aulas. Os encontros são semanais, com duração de 1 hora e meia, e acontecem nas instalações do Projeto Eu Sou, situado na FQM – Jacaré.

Tecnologia do Google TradutorTradutor