slideslideslideslide

ARTE É CULTURA,

ARTE É EDUCAÇÃO

Relatório Núcleo Jacaré 2016

Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2016

 

Relatório Projeto Eu Sou 2016 - Núcleo Jacaré

Patrocinador: Laboratório Farmoquímica

Local: Rua Viúva Cláudio 300 - parte - Jacaré

 

 

  1. Apresentação

Este relatório apresenta as diversas atividades executadas pela equipe do Projeto Eu Sou no ano de 2016, direta ou indiretamente ligadas às aulas de artes que aconteceram na FQM ao longo deste ano.

 

O projeto em 2016 teve 14 turmas:

  • 3 de crianças pequenas (5 a 7 anos)
  • 5 de crianças (8 a 11 anos)
  • 2 de adolescentes (12 a 16 anos)
  • 2 de mulheres (costura e artes)
  • 1 de Jovens Aprendizes
  • 1 de capacitação de professores (CAED)

 

Todos os anos, trabalhamos no sentido de melhorar e ampliar nossas ações, não só no escopo das aulas através da constante reelaboração de nosso programa e novas atividades, mas também no relacionamento com a comunidade do Jacarezinho e na divulgação do projeto em outras instâncias, principalmente culturais e acadêmicas.

 

  1. Metodologia

A metodologia com que trabalhamos foi desenvolvida ao longo desses anos pelo coordenador do projeto, o arte-educador e artista plástico Helio Rodrigues, junto com sua equipe durante as constantes supervisões. Através de um programa de propostas artísticas, o projeto estimula um olhar flexível e ampliado sobre o mundo. Trabalha a autoestima, transformando e valorizando a maneira como os alunos enxergam a si mesmos e ao mundo; desenvolve a autonomia e o respeito por si mesmo e pelo outro, através do desenvolvimento do potencial criativo.

 

Os coordenadores, juntos com toda a equipe, elaboram um programa de aulas anual, com atividades divididas nos seguintes módulos:

 

Módulo I – Contato consigo mesmo – Nutrição Emocional

 

Nutrição e reforço da identidade: exercícios e experiências auto-identificadoras (nome, auto-imagem, símbolo) e de auto - nutrição (reforço da competência)

Origem, experimentação, vínculos, relações com o eu

A arte como expressão e proteção

Imaginação (principalmente crianças pequenas)

 

Módulo II – Contato com a transformação – Ordinário/Extraordinário

 

Autonomia e Capacidade de Transformação: exercícios e experiências que priorizem a transformação de leituras do mundo, interpretações e olhares

Reforço da particularidade e da independência

O exercício do desejar e o exercício do transformar

 

Módulo III – Contato com o outro

 

Compartilhamento, Interdependência e Apropriação

Nutrição emocional a partir do entorno.

Nutrição a partir do outro, com o outro. A casa, o meio circundante, a comunidade, preferivelmente sob uma visão crítica e ou pessoal.

Compartilhamento, interdependência, apropriação

 

Avaliação

 

A análise dos resultados do Projeto se dá ao longo do ano, através dos seguintes métodos avaliadores:

  • Depoimentos dos alunos e responsáveis
  • Análise do desenvolvimento do processo artístico dos alunos
  • Avaliação de assiduidade, respeito, participação nas aulas
  • Avaliação da autonomia nas escolhas e capacidade simbólica

 

 

  1. Cronograma 2016

O cronograma apresentado abaixo reflete de maneira geral as atividades extras executadas pela equipe, sem mencionar as aulas e supervisões semanais.

 

Janeiro:

- Planejamento de atividades de 2016

- Elaboração e impressão do material de divulgação (com parceria da FQM)

- Reuniões e encontros para revisão do programa de aulas.

 

Fevereiro:

- Colocação dos banners na comunidade do Jacarezinho

- Distribuição de cartazes e folhetos em escolas, igrejas e centros comunitários

- E-mails de divulgação dos cursos oferecidos para diretores e coordenadores de escolas municipais, estaduais e particulares da comunidade do Jacarezinho e seu entorno (35 escolas)

- Reunião presencial com coordenadores / diretores das escolas mais próximas do projeto para divulgação dos diversos cursos: Delfim Moreira, George Summers, Salesiano, Tia Valéria, Tia Andreza, 18 de Maio, Rosa de Sauron.

- Contato com a 3ª CRE (Conselho Regional de Educação) para divulgação dos cursos oferecidos

- Inscrições de alunos novos e antigos para o projeto, num total de 14 turmas.

 

Março:

- Início das aulas no projeto

- Continuidade das inscrições de alunos novos e antigos – as inscrições permaneceram abertas por todo o ano

- Montagem da instalação “O Muro” na PUC (Pontifícia universidade Católica do RJ)

- Palestra e dinâmica de artes de Helio Rodrigues em evento para pais de alunos na escola Ceat, nossa parceira no projeto “No Espaço Entre Nós”. O objetivo do evento foi apresentar o projeto Eu Sou, os conceitos trabalhados com os adolescentes nas oficinas do “No Espaço Entre Nós”, e possibilitar uma vivência de arte-educação para os participantes.

- Produção da exposição “No Espaço Entre Nós” para o Museu da República

 

Abril, Maio

- Aulas no projeto

- Continuidade das inscrições de alunos novos e antigos

- Reunião de pais (abril)

- Produção da exposição “No Espaço Entre Nós” para o Museu da República

 

Junho:

- Aulas no projeto

- Continuidade das inscrições de alunos novos e antigos

- Produção da exposição “No Espaço Entre Nós” para o Museu da República

- Palestra de Helio Rodrigues e Fabiana Geraldi sobre o projeto Eu Sou e o efeito da arte em crianças em condições de violência e vulnerabilidade social, no evento "Meninas do quarto 28", parte da exposição de mesmo nome no Museu histórico Nacional – RJ.

- Exposição “Isto é Arte”, com trabalhos dos alunos do projeto Eu Sou, turmas de 8 a 11 anos, na Semana de Sustentabilidade da FQM (junho)

 

Julho:

- Férias (15 dias ) nas aulas do projeto

- Reunião de pais, com dinâmica de artes para pais e filhos

- Produção da exposição “No Espaço Entre Nós” para o Museu da República

 

Agosto:

- Encontro dos alunos do Ceat e do projeto Eu Sou participantes do “No Espaço Entre Nós”, em evento anterior à inauguração da exposição

- Inauguração da exposição “No Espaço Entre Nós” no Museu da República-RJ, patrocinada pela FQM, com coquetel de inauguração e cobertura da mídia.

- Palestra dos coordenadores do projeto Helio Rodrigues e Fabiana Geraldi, e dos professores/ex-alunos do projeto Marcela Silva e Rodrigo Alves em evento interno da FQM, comemorando os 10 anos do Projeto Eu Sou. Palestras nas unidades Barra e Jacaré.

- Divulgação do projeto com entrega de folhetos em escolas da região

- Volta às aulas no projeto

- Passeio com alunos ao Museu da República para verem a exposição “No Espaço Entre Nós”

 

Setembro

- Palestra e dinâmica de artes com gestores e Jovens Aprendizes da FQM

- Aulas no projeto

- Continuidade das inscrições de alunos novos

- Produção da exposição “No Espaço Entre Nós” no Muma, em Curitiba

- Elaboração do edital para financiamento do projeto pelo ICMS, junto à empresa Sagre

 

Outubro:

- Aulas no projeto

- Continuidade das inscrições de alunos novos

- Produção da exposição “No Espaço Entre Nós” no Muma, em Curitiba

- Elaboração e entrega do edital para financiamento do projeto pelo ICMS, junto à empresa Sagre

- Apresentação de artigo sobre a experiência do CAED (Capacitação em Arte Educação) oferecido para a comunidade do Jacarezinho, em 2 congressos: VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, realizado na UERJ, e V Colóquio Internacional de Educação Brasil-Colômbia, realizado na UFF (Andrea Bacellar e Helio Rodrigues)

- Elaboração de projetos para aprovação pela Secretaria Municipal de Educação, para possibilitar uma maior interação junto às escolas da região.

 

Novembro:

- Aulas no projeto

- Produção, montagem e inauguração da exposição “No Espaço Entre Nós” no Muma, em Curitiba

- Elaboração e entrega do edital para financiamento da itinerância da exposição “No Espaço Entre Nós” em 2017 pelo Lei Rouanet, junto à empresa Sagre

- Elaboração e impressão de material de divulgação para as inscrições do projeto em 2017 (em parceria com a FQM)

- Elaboração de projetos para aprovação pela Secretaria Municipal de Educação, para possibilitar uma maior interação junto às escolas da região.

- Reunião de pais, com divulgação das inscrições para 2017

 

Dezembro

- Reunião de conclusão com diretoria de RH da FQM

- Evento de encerramento com alunos

- Arrumação do espaço do Projeto pela equipe, com levantamento de materiais para 2017

- Reunião de equipe para avaliação da equipe de professores do projeto

- Reunião de equipe para avaliação dos alunos do projeto

- Reunião de coordenação para avaliação

- Acompanhamento dos editais ICMS e Lei Rouanet junto à Sagre

- Acompanhamento da exposição “No Espaço Entre Nós” em Curitiba (em cartaz até jan/2017)

  1. Planejamento para o 1º bimestre de 2017

Janeiro:

- Férias

- Desmontagem da exposição “No espaço Entre Nós” em Curitiba

- Acompanhamento dos editais ICMS e Lei Rouanet junto à Sagre

- Planejamento e reciclagem de atividades

 

Fevereiro:

- Divulgação na comunidade: banners, faixas, folhetos e cartazes

- Reuniões nas escolas do entorno

- Inscrições abertas a partir de 7/2: pretendemos oferecer novamente 14 turmas, porém com a substituição da turma de Costura para Mulheres por mais uma turma de adolescentes de 12 a 16 anos.

 

Março:

- Início às aulas

Demostrativo Financeiro - Ano 2016

Tecnologia do Google TradutorTradutor