slideslideslideslide

ARTE É CULTURA,

ARTE É EDUCAÇÃO

Relatório Núcleo Jacaré 2017

Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2017

 

Relatório Projeto Eu Sou 2017 - Núcleo Jacaré

Patrocinador: Laboratório Farmoquímica

Local: Rua Viuva Claudio 300 - parte - Jacaré

 

  1. Apresentação

Este relatório tem como objetivo enumerar as diversas atividades executadas pela equipe do Projeto Eu Sou no ano de 2017, direta ou indiretamente ligadas às aulas de artes que aconteceram na FQM ao longo deste ano.

 

O projeto em 2017 teve 15 turmas:

  • 2 de crianças pequenas (5 a 7 anos)
  • 6 de crianças (8 a 11 anos)
  • 2 de adolescentes (12 a 16 anos)
  • 1 de mulheres (artes)
  • 2 de Jovens Aprendizes
  • 1 de capacitação de professores (CAED)
  • 1 turma externa – 4º ano Escola Municipal Delfim Moreira (9 a 13 anos), parceria com a Sec. Mun. de Educação

 

As questões de violência do entorno muitas vezes impediram o ir e vir dos alunos, sendo que algumas vezes nossas aulas precisaram até mesmo ser suspensas por 1 dia, por causa dos tiroteios na comunidade. Essa situação gerou inclusive uma filmagem pela equipe do RJ TV (Rede Globo) com as crianças do projeto na FQM, falando sobre o impacto da violência no seu dia a dia na escola, e do papel da arte nas suas vidas.

Todos os anos, trabalhamos no sentido de melhorar e ampliar nossas ações, não só no escopo das aulas, através da constante reelaboração de nosso programa e novas atividades, mas também no relacionamento com a comunidade do Jacarezinho e na divulgação do projeto em outras instâncias, principalmente culturais e acadêmicas.

 

  1. Metodologia

Programa de aulas anual com atividades divididas nos seguintes módulos:

 

Módulo I – Contato consigo mesmo – Nutrição Emocional

 

  • Nutrição e reforço da identidade: exercícios e experiências auto-identificadoras (nome, auto-imagem, símbolo) e de auto - nutrição (reforço da competência)
  • Origem, experimentação, vínculos, relações com o eu
  • A arte como expressão e proteção
  • Imaginação (principalmente crianças pequenas)

 

Módulo II – Contato com a transformação – Ordinário/Extraordinário

 

  • Autonomia e Capacidade de Transformação: exercícios e experiências que priorizem a transformação de leituras do mundo, interpretações e olhares
  • Reforço da particularidade e da independência
  • O exercício do desejar e o exercício do transformar

 

Módulo III – Contato com o outro

 

  • Compartilhamento, Interdependência e Apropriação
  • Nutrição emocional a partir do entorno.
  • Nutrição a partir do outro, com o outro. A casa, o meio circundante, a comunidade, preferivelmente sob uma visão crítica e ou pessoal.
  • Compartilhamento, interdependência, apropriação

 

Avaliação

 

A análise dos resultados do Projeto se dá ao longo do ano, através dos seguintes métodos avaliadores:

  • Depoimentos dos alunos e responsáveis
  • Análise do desenvolvimento do processo artístico dos alunos
  • Avaliação de assiduidade, respeito, participação nas aulas
  • Avaliação da autonomia nas escolhas e capacidade simbólica

 

  1. Cronograma 2017

O cronograma apresentado abaixo reflete de maneira geral as atividades extras executadas pela equipe, sem mencionar as aulas e supervisões semanais.

 

Janeiro:

- Planejamento de atividades de 2017

- Reuniões com a FQM e a Sagre para ajustes dos orçamentos aprovados pelo ICMS e  Lei Rouanet

 

Fevereiro:

- Divulgação com faixas na comunidade do Jacarezinho

- Divulgação com cartazes e folhetos em escolas, igrejas e centros comunitários

- E-mails de divulgação dos cursos oferecidos para diretores e coordenadores de escolas municipais, estaduais e particulares da comunidade do Jacarezinho e seu entorno (35 escolas)

- Reunião presencial com coordenadores / diretores das escolas mais próximas do projeto para divulgação dos diversos cursos: Delfim Moreira, George Summers, Salesiano, Tia Valéria, Tia Andreza, 18 de Maio, Rosa de Sauron.

- Contato com a 3ª CRE (Conselho Regional de Educação) para divulgação dos cursos oferecidos

- Contato com a Secretaria Municipal de Educação (SME) para dar andamento ao processo de autorização para atuação do Projeto em uma turma da Escola Mun. Delfim Moreira (iniciado em dez/16)

- Inscrições de alunos novos e antigos para o projeto, num total de 14 turmas.

 

Março:

- Início das aulas no projeto

- Continuação das inscrições de alunos novos e antigos – as inscrições permaneceram por todo o ano

- Prestação de contas do projeto ao MINC em parceria com a empresa Sagre (administradora de projetos incentivados).

 

Abril, Maio

- Aulas no projeto

- Continuidade das inscrições de alunos novos e antigos

- Resolução das diligências junto à SME para implantação da turma na E.M.Delfim Moreira

- Palestra para os gestores e recepção aos novos Aprendizes (abril)

- Reunião sobre o site novo do Projeto Eu Sou

- Reunião e café da manhã com os pais (maio)

- Prestação de contas do projeto junto à empresa Sagre (mensal)

 

Junho:

- Aulas no projeto

- Continuidade das inscrições de alunos novos e antigos

- Filmagem da equipe do RJ TV (Rede Globo) com 2 turmas de crianças do projeto, sobre o impacto da violência na sua rotina escolar e do papel da arte e do Projeto Eu Sou nas suas vidas. Reportagem exibida em jun/17. https://globoplay.globo.com/v/5968584/programa/

- Agendamento passeio dos alunos ao “Museu do Amanhã” – set/17

- Aprovação junto à 3ª CRE para início da turma do projeto na E. M. Delfim Moreira em agosto/17

- Produção da exposição “No Espaço Entre Nós” e “O Muro” para a Cidade das Artes

- Prestação de contas do projeto junto à empresa Sagre

 

Julho:

- Aulas no projeto / Recesso na 2ª quinzena

- Reunião com a diretoria da E. M. Delfim Moreira para ajustes necessários para o 

  início de 1 turma na escola.

- Reunião com equipe RH FQM para ajustes e planejamento 2018

- Troca da equipe responsável pela confecção do site do projeto

- Produção da exposição “No Espaço Entre Nós” e “O Muro” para a Cidade das Artes

- Prestação de contas do projeto junto à empresa Sagre

 

Agosto:

- Volta às aulas no projeto

- Reunião com os pais da E. M. Delfim Moreira para apresentação do projeto

- Divulgação do projeto com entrega de folhetos em escolas da região

- Continuidade das inscrições de alunos novos e antigos

- Produção da exposição “No Espaço Entre Nós” e “O Muro” para a Cidade das Artes

- Reunião com gestores para entrega das avaliações dos aprendizes – 1º semestre

- Reuniões com a empresa Sagre para elaboração do projeto para aplicação junto a 

  Lei Rouanet 2018

- Prestação de contas do projeto junto à empresa Sagre

 

Setembro

- Exposição de trabalhos dos Jovens aprendizes e mini “Espaço Entre Nós” para participação do projeto na Semana de Sustentabilidade da FQM, além de visitas guiadas pelos alunos para os colaboradores que visitaram o projeto durante essa semana.

- Aulas no projeto

- Continuidade das inscrições de alunos novos e antigos

 

- Inauguração das exposições “No Espaço Entre Nós” e “O Muro” na Cidade das Artes, patrocinada pela FQM, com palestra de Helio Rodrigues, coquetel de inauguração e cobertura da mídia.

- Passeio de 8 turmas do projeto ao Museu do Amanhã (crianças acima de 8 anos e adolescentes)

- Elaboração do edital para financiamento do projeto pela Lei Rouanet, junto à empresa Sagre

- Produção de textos, seleção de fotos e ajustes para o site

- Prestação de contas do projeto junto à empresa Sagre

 

Outubro:

- Aulas no projeto

- Continuidade das inscrições de alunos novos e antigos

- Palestra e dinâmica de artes com gestores para recepção das novas turmas de Jovens Aprendizes da FQM

- Elaboração e entrega do edital para financiamento do projeto pela Lei Rouanet, junto à empresa Sagre

- Produção de textos, seleção de fotos e ajustes para o site

- Prestação de contas do projeto junto à empresa Sagre

 

Novembro:

- Aulas no projeto

- Reunião de pais no projeto, com café da manhã, divulgação de resultados e das inscrições de 2018

- Elaboração e entrega do edital para financiamento do livro da exposição “O Muro” pela Lei Rouanet, junto à empresa Sagre

- Elaboração e impressão de material de divulgação para as inscrições do projeto em 2018

- Passeio e lanche de todos os alunos do projeto para as exposições “O Muro” e “No Espaço Entre Nós” na Cidade das Artes. Neste evento, tivemos 2 filmagens com alunos e professores, uma para um documentário de Educação ainda em produção, outro para  o canal Visão TV (internet). http://www.visaotv.com.br/canais/noticias/videos/integracao-social-cultura-cidade-das-artes

- desmontagem das exposições “O Muro” e “No Espaço Entre Nós” na Cidade das Artes. Estimamos a visita de 2.500 pessoas durante os 70 dias de exposição.

- Produção de textos, seleção de fotos e ajustes para o site

- Prestação de contas do projeto junto à empresa Sagre

 

Dezembro

- Eventos de encerramento com alunos

- Finalização do site do Projeto Eu Sou

- Arrumação do espaço do Projeto pela equipe, com levantamento de materiais para 2018

- Reunião de equipe para avaliação da equipe de professores do projeto

- Reunião de equipe para avaliação dos alunos do projeto

- Reunião de coordenação para avaliação

- Acompanhamento dos editais da Lei Rouanet junto à Sagre

- Prestação de contas finais do projeto junto à empresa Sagre. Levantamento de materiais para elaboração dos relatórios de prestação de contas para ICMS e Lei Rouanet – notas fiscais, fotos, material gráfico.

 

 

  1. Planejamento para o 1º bimestre de 2018

Janeiro:

- Férias

- Acompanhamento dos editais da Lei Rouanet, projeto e livro) junto à Sagre

- Planejamento e encontros da equipe e reciclagem de atividades

 

Fevereiro:

- Divulgação na comunidade: faixas, folhetos e cartazes

- Reuniões nas escolas do entorno

- Inscrições abertas a partir de 6/2, acontecendo 3ªs e 5ª durante todo o mês de fevereiro (com exceção do carnaval). Pretendemos oferecer 16 turmas, ampliando o número de turmas no horário das 15 às 17 h para adequação aos novos turnos escolares do município.

 

Março:

- 5/3: Início das aulas

Demostrativo Financeiro - Ano 2017

Tecnologia do Google TradutorTradutor