slideslideslideslide

ARTE É CULTURA,

ARTE É EDUCAÇÃO

Relatório Núcleo Jacaré 2018

 Rio de Janeiro, 20 de Dezembro de 2018

 

Relatório Projeto Eu Sou 2018 - Núcleo Jacaré

Patrocinador: Laboratório Farmoquímica

Local: Rua Viuva Claudio 300 - parte - Jacaré

 

  1. Apresentação

 

Este relatório tem como objetivo enumerar as diversas atividades executadas pela equipe do Projeto Eu Sou no ano de 2018, direta ou indiretamente ligadas às aulas de artes que aconteceram na FQM ao longo deste ano.

 

O Projeto Eu Sou é um projeto de Arte-Educação e tem como principal objetivo reforçar a identidade, através da arte, de crianças e adolescentes que vivem diariamente expostos à violência, ao preconceito e à invisibilidade social.

 

O projeto em 2018 teve 16 turmas:

  • 3 de crianças pequenas (5 a 7 anos)
  • 6 de crianças (8 a 11 anos)
  • 3 de adolescentes (12 a 16 anos)
  • 2 de Jovens Aprendizes
  • 1 de capacitação de professores (CAED)
  • 1 de crianças no projeto “Arte na Escola” na Escola Municipal Delfim Moreira

 

A quantidade de alunos variou durante o ano em torno de 237 alunos..

Todos os anos, trabalhamos no sentido de melhorar e ampliar nossas ações, não só no escopo das aulas, através da constante reelaboração de nosso programa e novas atividades, mas também no relacionamento com a comunidade do Jacarezinho e na divulgação do projeto em outras instâncias, principalmente culturais e acadêmicas. Dentro dessa proposta, conseguimos aprovar junto à secretaria Municipal de Educação o projeto “Arte na escola”, que prevê aulas de artes no contra-turno escolar para uma turma dentro de uma escola na região.

A escola escolhida foi a Delfim Moreira, nossa parceira antiga na divulgação do projeto e onde muitos de nossos alunos estudam. A autorização veio em junho/17, assim em agosto iniciamos nosso trabalho com uma turma de 34 alunos do 4º ano do ensino fundamental. A previsão do projeto era de 1 ano, podendo ser renovável por no mínimo mais 1; fato que ocorreu em maio de 2018 nos possibilitando dar continuidade ao projeto durante todo o ano de 2018 e primeiro semestre de 2019.

 

 

Avaliação

 

A análise dos resultados do Projeto se dá ao longo do ano, através dos seguintes métodos avaliadores:

  • Depoimentos dos alunos e responsáveis
  • Análise do desenvolvimento do processo artístico dos alunos
  • Avaliação de assiduidade, respeito, participação nas aulas
  • Avaliação da autonomia nas escolhas e capacidade simbólica

 

 

Cronograma 2018

 

Janeiro:

- Workshops com o coordenador e prof. Helio Rodrigues

- Planejamento de atividades de 2018

 

Fevereiro:

- Colocação das faixas na comunidade do Jacarezinho

- Distribuição de cartazes e folhetos em escolas, igrejas e centros comunitários

- E-mails de divulgação dos cursos oferecidos para diretores e coordenadores de escolas municipais, estaduais e particulares da comunidade do Jacarezinho e seu entorno (35 escolas)

- Reunião presencial com coordenadores / diretores das escolas mais próximas do projeto para divulgação dos diversos cursos: Delfim Moreira, George Summers, Salesiano, Tia Valéria, Tia Andreza, 18 de Maio, Rosa de Sauron.

- Contato com a 3ª CRE (Conselho Regional de Educação) para divulgação dos cursos oferecidos

- Contato com a Secretaria Municipal de Educação (SME) para dar andamento ao processo de autorização para atuação do Projeto em uma turma da Escola Mun. Delfim Moreira (iniciado em ago/17)

- Inscrições de alunos novos e antigos para o projeto, num total de 16 turmas. (nesta primeira inscrição, 185 famílias foram entrevistadas pela equipe de professores e coordenadores e ao longo do ano as entrevistas continuaram para novas inscrições)

- Reunião com a diretoria da E. M. Delfim Moreira para ajustes necessários ao início da turma na escola

 

Março:

- Início das aulas no projeto e na turma do projeto Arte na Escola (E.M. Delfim Moreira)

- Continuação das inscrições de alunos novos e antigos – as inscrições permaneceram por todo o ano

 

Abril, Maio, Junho

- Aulas no projeto

- Continuação das inscrições de alunos novos e antigos

- Resolução das diligências junto à SME para continuação da turma na E.M.Delfim Moreira

- Palestra para os gestores e recepção aos novos Aprendizes (abril)

- Reunião e café da manhã com os pais (maio)

- Produção de textos, seleção de fotos e atualizações para o site

- Elaboração da exposição “Assim Me Vejo”

 

Julho:

- Passeio cultural: visita à exposição “Corpo a Corpo” no Instituto Moreira Sales, já como planejamento de reflexões sobre auto-imagem e auto-retrato, relevantes para a nossa exposição “Assim me Vejo”

- Aulas no projeto / Recesso na 2ª quinzena

- Planejamento da exposição “Assim Me Vejo”

 

Agosto:

- Volta às aulas no projeto

- Divulgação do projeto com entrega de folhetos em escolas da região

- Continuação das inscrições de alunos novos e antigos

- planejamento da exposição “Assim me Vejo”

- Comunicação com Espaços de Arte que pudessem receber a exposição “Assim me vejo”

 

Setembro

- Aulas no projeto

- Início do processo de produção de material e filmagens da exposição “Assim Me Vejo”

- Continuação das inscrições de alunos novos

- Agendamento passeio dos alunos ao “CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil” – out/18

- Comunicação com Espaços de Arte que pudessem receber a exposição “Assim me vejo”

 

Outubro:

- Aulas no projeto

- Continuação das inscrições de alunos novos

- Seleção de fotos e atualizações para o site

- Passeio cultural dos alunos à mostra “Basquiat”, em exibição no CCBB

- Produção de material e filmagens para exposição “Assim me Vejo”

 

Novembro:

- Aulas no projeto

- Produção de material e filmagens para exposição “Assim me Vejo”

- Reunião de pais no projeto, com café da manhã, informações sobre a exposição “Assim me Vejo” e sobre inscrições 2019

- Apresentação do percurso e resultados dos 12 anos de Projeto Eu Sou para gestores e RH da Farmoquímica

 

Dezembro

- Término da produção de materiais e filmagem para exposição “Assim Me Vejo”

- Eventos de encerramento com alunos

- Arrumação do espaço do Projeto pela equipe, com levantamento de materiais para 2019

- Reunião de equipe para avaliação da equipe de professores do projeto

- Reunião de equipe para avaliação dos alunos do projeto

- Reunião com professora e coordenação da escola Delfim Moreira para avaliação da turma do projeto Arte na Escola

- Reunião de coordenação para avaliação

- Acompanhamento dos editais da Lei Rouanet

 

Infraestrutura institucional e origem dos recursos

O projeto acontece no bairro do Jacaré – Rio de Janeiro dentro do laboratório farmacêutico FQM – Farmoquímica, que provê os recursos necessários para nosso funcionamento.  O espaço que dispomos é reservado especialmente para o projeto Eu Sou. Contamos com 4 ateliers, 1 sala de teatro, estoque, banheiros, copa e escritório.

Demostrativo Financeiro - Ano 2018

Tecnologia do Google TradutorTradutor